HELDER SOUSA SILVA — DEPUTADO NO PARLAMENTO EUROPEU

A VOZ QUE

FAZ ACONTECER

helder sousa silva — Eurodeputado

A voz que faz acontecer

helder sousa silva — Eurodeputado

A voz que faz acontecer


Políticas de Ação

Estas são as nossas políticas.

EUROPA

Há um exercício que faço com regularidade e que convido todos a fazerem: O que seria de Portugal sem a União Europeia? Como teria evoluído o nosso país sem a adesão em 1986?

EDUCAÇÃO E CULTURA

A sociedade de conhecimento, a modernização dos sistemas de ensino e formação são determinantes para a criação de emprego e para o aumento da competitividade europeia.

SOLIDARIEDADE

O modelo social europeu, do qual fomos autores, confere acesso a cuidados de saúde e serviços públicos e sociais de qualidade, nos quais os cidadãos

ECONOMIA

O Mercado Único Europeu é um caso de sucesso único no mundo, mas é necessário assegurar a prosperidade económica e a competitividade do tecido económico no espaço dos 27 Estados-Membros.

AMBIENTE

Uma Europa que cuida é também uma Europa que olha o planeta como a nossa casa e a nossa causa comuns. O Pacto Ecológico Europeu, que estabeleceu as metas

SEGURANÇA e defesa

A invasão russa da Ucrânia, desencadeada a 24 de fevereiro de 2022, expôs as fragilidades da UE em matéria de segurança e defesa.

Últimas Notícias

Artigos de Opinião

Explore todos os artigos de opinião escritos por Helder Sousa Silva, acerca das mais diversas materias políticas da atualidade.

O que é preciso para que a UE se defenda a si própria?

A Organização do Tratado Atlântico Norte (OTAN), tal como a conhecemos desde a sua criação em 1949, deixou definitivamente de existir? Na minha opinião, a OTAN continua a ser o que era, e espero que se mantenha por muitos anos, mas o comportamento do governo norte-americano de paternidade pagadora da segurança europeia terminou. Ou seja, a prioridade estratégica dos Estados Unidos da América (EUA), o principal Estado-Membro da OTAN, deixou de estar centrada na Europa e no Oceano Atlântico e passou para outras latitudes.

A Bússola para a Competitividade – é preciso fazer acontecer!  

A União Europeia (UE) enfrenta, atualmente, um dos momentos mais críticos da sua história económica. Após ultrapassar a crise da dívida soberana, que expôs as fragilidades da união monetária, e superar o choque sistémico das medidas pandémicas, a UE encontra-se numa encruzilhada macroeconómica. A capacidade de reinvenção do seu modelo produtivo e do seu potencial de inovação determinará se a UE será protagonista ou mera espectadora no desenvolvimento económico das próximas décadas.

Vídeos

ver mais vídeos