O Parlamento Europeu, em Bruxelas, acolheu esta semana um grupo de portugueses, oriundos da Área Metropolitana de Lisboa e Lisboa oeste. A convite do eurodeputado Hélder Sousa Silva, estes visitantes tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto o projeto europeu, as suas instituições e o seu funcionamento.
No seguimento do seu compromisso de trabalho de proximidade com as populações, o eurodeputado de Mafra promoveu esta atividade com o intuito de aproximar a União Europeia dos seus cidadãos. Ao longo da visita ao maior parlamento transnacional do mundo, os portugueses tiveram a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre o trabalho, as competências e as funções das instituições europeias, que afetam a vida e o dia-a-dia de todos os cidadãos da UE.
Além de uma visita de trabalho, esta ação serviu também para os participantes aprofundarem a cidadania europeia ativa, graças à sua aproximação ao centro da decisão política ao nível da UE.
Para o eurodeputado social democrata, esta visita é uma “experiência enriquecedora, pois oferece aos cidadãos a oportunidade única de descobrirem como funciona a democracia parlamentar da UE e de que modo as decisões tomadas aqui, pelo Parlamento Europeu, influenciam a sua vida quotidiana”. As visitas ao Parlamento Europeu são encaradas como uma forma de tornar transparente o exercício dos direitos democráticos na União Europeia que, nas palavras de Hélder Sousa Silva “é cada vez mais importante, dada a tentativa de descredibilização das instituições que temos assistido nos últimos tempos”.
Ao longo de um dia, os convidados assistiram a uma apresentação sobre o papel e funcionamento do Parlamento Europeu, abordaram com o eurodeputado os fundos comunitários, o PRR e a atualidade política mundial; visitaram o hemiciclo e o Parlamentarium, o maior centro de visitantes parlamentares da Europa.