No debate sobre a Proteção dos Oceanos, decorrido hoje, em Estrasburgo, o eurodeputado Hélder Sousa Silva garantiu que o Pacto Europeu para os Oceanos é uma grande oportunidade, fundamentando que o oceano “é um aliado indispensável para a União Europeia reforçar a sua competitividade, em áreas estratégicas como a inovação, a segurança alimentar, a autonomia energética e a sustentabilidade ambiental”. O deputado eleito pelo PSD alertou, no entanto, que “além da proteção das zonas costeiras e das comunidades piscatórias, é também essencial assegurar uma justa remuneração para os profissionais do sector”. Hélder Sousa Silva valeu-se da sua experiência como autarca de comunidades piscatórias, para relembrar esta necessidade sentida no terreno.
De recordar que o eurodeputado, durante a sua presidência na Câmara Municipal de Mafra, participou ativamente na criação da Área Marinha Protegida da Ericeira, Cascais e Sintra. Esta foi a primeira área marinha protegida criada em Portugal, e que contou com um forte envolvimento e participação da comunidade local na sua delimitação. No debate “Proteção dos Oceanos: ameaças continuas às áreas marinhas protegidas na UE e vantagens para as comunidades costeiras”, o eurodeputado foi persistente em defender a preservação do eixo Atlântico europeu, dada a intrínseca relação entre as nossas comunidades e os mares que nos circundam.
Hélder Sousa Silva aproveitou ainda o debate para elogiar os Açores que, na passada semana, viram delimitado 30% do seu mar, catalogada como a maior área marinha protegida da Europa.