O eurodeputado Hélder Sousa Silva alertou hoje a Comissão Europeia para a necessidade da UE adotar um modelo de financiamento estável e sustentável para as alianças universitárias. Na Comissão da Cultura e Educação (CULT), o eurodeputado português questionou ainda quais as medidas que a UE está a tomar para superar as barreiras legais e administrativas, que dificultam a mobilidade e a criação de programas académicos conjuntos entre universidades europeias.
No relatório da Comissão Europeia (CE) sobre os Resultados e o Potencial Transformador da Iniciativa Universidades Europeias, que avaliou o impacto das alianças no ensino superior, são enumerados alguns desafios importantes para o futuro da iniciativa, como a sustentabilidade financeira a longo prazo. Segundo explicou Hélder Sousa Silva, “o financiamento da União Europeia depende de ciclos de projeto curtos, o que cria incerteza para a continuidade das alianças”. Além disso, “persistem barreiras legais e administrativas, como a dificuldade na criação de graus conjuntos e nos processos de acreditação transnacional, que limitam a mobilidade estudantil”, afirmou o eurodeputado.
Na sua intervenção como membro da CULT, Hélder Sousa Silva recorreu ao relatório da CE para mostrar que Portugal “tem demonstrado um forte compromisso com as alianças europeias de universidades”, concretizado num “aumento significativo da mobilidade estudantil e de parcerias com a indústria”. Nas palavras do eurodeputado, “as universidades portuguesas têm inovado ao adotar novos formatos de mobilidade e ao integrar mais de 70% das alianças com parceiros locais e industriais”.
A iniciativa “Universidades Europeias” é uma iniciativa emblemática da Estratégia Europeia para as universidades e fundamental para a realização do Espaço Europeu da Educação. A iniciativa está a apoiar a criação de alianças transnacionais de instituições de ensino superior que desenvolvam uma cooperação estrutural, sustentável e sistémica a longo prazo, no domínio da educação, com sinergias com a investigação e a inovação, ao serviço da sociedade.